Guy Fawkes
Saiba quem foi e descubra que ele não representa o que você pensa.
Em tempos de “revolução” onde uma grande parte da juventude, que militava e se comportava como justiceiro social na internet, passou a acreditar que sua atuação em protestos nas ruas, poderia ter resultados práticos na vida do lugar onde mora ou mesmo no mundo inteiro, surgiu um ícone deste comportamento: a máscara do Guy Fawkes. Mas poucos, realmente muito poucos, sabem exatamente quem foi esse indivíduo.
A história
O soldado católico inglês, Guy Fawkes participou da Conspiração da Pólvora em 5 de novembro de 1605. Essa conspiração teve o objetivo de combater a repressão que sofriam os políticos católicos por parte do rei protestante Jaime I. O plano era explodir com barris de pólvora o parlamento inglês, matando além dos seus membros, o próprio rei Jaime I, para assim colocar em seu lugar um rei católico. Eles colocaram 36 barris de pólvora – 2,5 toneladas no total – no porão do Palácio de Westminster, sede do Parlamento. Porém, devido a preocupação em que no ato de conspiração não morressem nenhum cidadão comum, os conspiradores enviaram avisos para que eles se mantivessem afastados do parlamento neste dia.
Estudiosos afirmam que por pouco o plano não foi posto em prática (a quantidade de pólvora era suficiente para levar aos ares o quarteirão inteiro). Devido o perigo da peste que já tinha sido detectada em Londres, os parlamentares adiaram o encontro para 5 de novembro, assim houve tempo para o vazamento dos planos conspiratórios de Fawkes e sua turma.
O rei teve acesso a um desses avisos e de imediato mandou que se fizesse uma varredura no parlamento encontrando, no dia programado ao ataque, os barris de pólvora que estavam sendo preparados e guardados por Fawkes.
Preso, Fawkes foi torturado e seria enforcado sobre as acusações de tentativa de assassinato e traição ao rei. Porém, Guy Fawkes fescorregou e acabou quebrando o pescoço evitando a humilhante execução pelo enforcamento que era seguido pelo esquartejamento e pela exibição do corpo esquartejado sendo arrastado pela cidade.
Ele foi tratado erroneamente como líder do levante assim como aconteceu com Tiradentes. Robert Catesby era o verdadeiro líder da revolta.
O verdadeiro Guy Fawkes Reprodução
Hoje a data da sua captura, 5 de novembro, é comemorada e o conspirador Fawkes é tratado como alguém que lutou pelo que acreditava.
A sua máscara é utilizada até os dias atuais como símbolo de rebeldia contra um sistema governamental, contra o status quo e de luta pela liberdade. Porém se engana que acredita que a máscara surgiu primeiramente das comemorações ou das manifestações de protesto nas ruas, na verdade foi o cinema quem a projetou.
O filme V de Vingança das irmãs Wachowski (inspirado nos quadrinhos de 1982 de Alan Moore), popularizou a mascara caricatural e estilizada do conspirador Guy Fawkes. O filme discorre sobre a história de um homem que foi preso e torturado injustamente e que se esconde atrás da máscara de Fawkes para promover seu projeto de vingança. Isso fez com que jovens pelo mundo se identificassem com a situação do personagem e passassem a usar a máscara de Fawkes em suas atividades de protestos.
Máscara de Guy Fawkes no Occupy DC
Foi o grupo hacktivista Anonymous, que iniciou esse comportamento, com usuários do fórum 4Chan organizando protesto contra a Igreja da Cientologia em 2008.
Os protestos contra a Cientologia marcaram o inicio do uso das máscaras de Guy Fawkes
O hacktivista Anonymous é composto por várias pessoas em todo o mundo que acreditam que corporações e organizações que consideram corruptas devem ser atacadas. São hackers com alto conhecimento de informática e um elevado sentimento ativista.
Fórum 4Chan
Então o que um revoltado católico inglês do início século XVII que planejou um mal fadado ato terrorista tentando restabelecer o poder a um rei católico, tem a ver com os chamados “guerreiro da liberdade” dos vieses políticos esquerdistas da atualidade? Absolutamente nada. Esta é só mais uma das inúmeras apropriações indevidas dos esquerdistas.
Sobre isso se pronunciou o satanista Alan Moore, dizendo:
"Quando os pais explicavam aos filhos a respeito de Guy Fawkes e sua tentativa de explodir o Parlamento, sempre havia certo tom de admiração em suas vozes. No início dos anos 1980, durante as revoltas anti-Tatcher e uma preocupante subida da ultradireita do National Front, o status de Guy Fawkes como um potencial revolucionário pareciam estranhamente confirmadas."
Ativista de Esquerda usando a máscara do Guy Fawkes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário